terça-feira, 27 de outubro de 2015

O que é Web Semântica?

Web Semântica é um novo conceito de internet que surge para mudar tudo o que conhecemos através da rede e a nossa interatividade com ela dentro dos próximos anos. 
O problema

O crescimento da internet foi muito grande e em menos de duas décadas e o que era um projeto para compartilhar informações do mundo todo acabou criando proporções inimagináveis. Isto certamente é muito bom por conta da abrangência e da quantidade de fontes com conteúdos diversos, mas acabou ocasionando um verdadeiro caos de informações. Como qualquer um publica suas próprias informações, o volume é tão absurdo que acaba poluindo os resultados e tornando a navegação cada vez mais confusa e dispersa.

A solução

Web Semântica não se trata de uma nova rede de informações, mas sim de um projeto para aplicar conceitos inteligentes na internet atual. Nela cada informação vem com um significado bem definido e não se encontra mais solta no mar de conteúdo, permitindo uma melhor interação com o usuário. Novos motores de busca, interfaces inovadoras, criação de dicionários de sinônimos e a organização inteligente de conteúdos são alguns exemplos de aprimoramento. Desta forma você não vai mais precisar minerar a internet em busca daquilo que você procura, ela vai passar a se comportar como um todo, e não mais como um monte de informação empilhada.




O implemento desta nova tecnologia começou recentemente e ainda vai levar mais alguns anos até que entre completamente em vigor e dê um jeito em toda a enorme bagunça que a internet se tornou. Mesmo assim você já pode conferir os primeiros resultados deste novo conceito em ação, por exemplo: no site do Google, digite a palavra “define:” seguida de qualquer outra palavra. Ao invés de receber uma séria de páginas com resultados genéricos, o site exibe para você apenas páginas que definem a palavra que você escolheu, é a internet ganhando inteligência artificial para filtrar o que você procura.

Em resumo, Web Semântica é um novo passo no desenvolvimento da internet marcado principalmente pela organização do conteúdo e pela interação inteligente do usuário com o material disponibilizado na rede. É a tecnologia de um novo passo na internet transformando a rede virtual de informações em um ambiente cada vez mais humano.


quinta-feira, 22 de outubro de 2015


A EVOLUÇÃO DA WEB DESDE O 1.0. ATÉ O 4.0.


Internet se tornou uma das ferramentas mais importantes para todos. Carregando pouco mais de 20 anos de Internet, ou seja, sem ser um projeto do governo e sendo comercial, esta grande invenção revolucionou a vida dos usuários, levando cada vez mais para o uso diário do mesmo e a tornar-se uma parte fundamental de muitas empresas, instituições e indivíduos. A WEB tem sido uma grande evolução desde internet básico 1.0. até o 4.0.
a) Web 1.0. 
O grande conhecido como internet básica. Na década de 1990 surgiu o HTML (Hyper Text Markup Language), como uma linguagem de hipertexto e feitos de páginas da Web são mais agradáveis Visualizar e podem conter componentes tais como imagens, formatos e cores. Os primeiros navegadores visuais foram Netscape e Internet Explorer.Esta Web só estava lendo, uma vez que o usuário não pode interagir com o conteúdo da página (sem comentário, resposta, etc.). Enquanto as informações totalmente limitado para que o Webmaster pode publicar.Limitada, usada principalmente para a publicação de documentos e transações. Com isso, grandes empresas abriram sua estratégia on-line. Eles criaram um site para publicar informações corporativas e desenvolveram a comercialização de planos e vendas que incorporou a Web como um link com os clientes.
Esta web tem uma serie de vantagens e desvantagens: Têm vantagens tais como a exposição ao mundo inteiro através da internet e informações apresentador tem total controle e autoridade do que foi publicado. Como principais desvantagens observou que a comunicação foi passiva, a reação não era imediatamente conhecida do público que foi publicado, etc.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=AjqQRSgMUd0 
b) Web 2.0. 
 Refere-se a uma segunda geração de comunidades baseadas na Web de usuários, uma variedade especial de serviços, tais como redes sociais, blogs e wikis, que promovem a colaboração e a troca rápida de informações entre os usuários. Sites de Web 2.0. Eles agem mais como o recolhimento de lugares.  Também é a transição que ocorreu de aplicações tradicionais de aplicativos que funcionam em toda a Web voltada para o usuário final. Esta tecnologia ajuda as empresas a se tornarem mais competitivos e se posicionem no mercado. Tem como uma principal vantagem o facto de todas as aplicações são realizado na web permite que informações podem ser compartilhadas entre eles e como a principal desvantagem, temos que pode se tornar inseguro para dar dados confidenciais.
Image                                                                                                Web 2.0. 
c) Web 3.0. 
Web continuou a evoluir. Em algum momento, com as redes sociais, pesquisas em tempo real, notificações, estatísticas, entrou novamente mais uma etapa da rede: web 3.0. navegando noGoogleTwitterFacebook ou qualquer outra plataforma semelhante, a mesma ferramenta que nós “avisados de algo”. Aniversário de alguém, amigos em comum, artistas, livros, publicidade em geral. Tudo isso como pode fazer isso? Como com informações que nós fornecemos, gerado um algoritmo que analisa os dados e é capaz de recomendar as coisas, a partir das pesquisas, RT, gosta, dados que podemos preencher e clica em links, etc. Ainda, este algoritmo é capaz de aprender e, em seguida, recomendar-nos.
Como vantagens da web 3.0. o código é muito mais fácil desenvolver e manter, que os motores de busca sao mais facilmente encontrar a informação relevante, e é mais fácil fazer alterações para os projeto ou compartilhamento de informações. E como principais desvantagens temos que deve ser mais cuidadoso com a segurança das informações no site.
d) Web 4.0.
Hoje, somam-se a estas evoluções, a mobilidade e a ubiquidade para marcar o nascimento da web 4.0. Segundo estudiosos, essa nova era funciona como um enorme sistema operacional dinâmico e inteligente, capaz de utilizar e interpretar as informações e os dados disponíveis para suportar a tomada de decisões. Isso tudo de forma automática, através de um sistema complexo de inteligência artificial.
Apesar dos benefícios, muitos questionam os problemas que acompanham essa nova fase. A invasão de privacidade, a dependência desta tecnologia, a sobrecarga e a discussão sobre o controle – quem controla o quê – são alguns pontos que preocupam os especialistas sobre este modelo.