As linguagens de programação são, anteriores ao advento do primeiro computador moderno. De início as linguagens eram apenas códigos.
O tear de Jacquard, inventado em 1801, usava furos em cartões perfurados para representar os movimentos do braço do tear ao realizar costuras, a fim de gerar padrões decorativos automaticamente.
Herman Hollerith percebeu que poderia codificar a informação, em cartões perfurados, quando ele observou que o condutor de trens controlava a presença dos titulares dos bilhetes de trem com a posição dos furos no bilhete. Hollerith, então, começou a codificar os dados do censo de 1890 em cartões perfurados.
Os primeiros códigos para computador eram especializados segundo as aplicações. Nas primeiras décadas do século XX, os cálculos numéricos eram baseados em números decimais. Eventualmente, se percebeu que a lógica podia ser representada com números, tão bem como com as palavras.
Na década de 1940 os primeiros computadores elétricos, reconhecidamente modernos, foram criados. A velocidade limitada capacidade da memória forçava os programadores a escrever a mão economicamente programas em linguagem de montagem (linguagemde maquina).
Em 1942 foi criada a 1º linguagem de programação de alto nível do mundo, chamada de Plankalkul. Esta linguagem foi criada pelo alemão Konrad Zuse que também projetou e construiu o primeiro computador eletromecânico, o Z3, constituído por relés, que efetuava cálculos, era programável e exibia os resultados em fita perfurada. Era possível trabalhar com números de ponto flutuante e em binário.
(Konrad Zuse)
A linguagem Plankalkul foi considerada uma revolução na dinâmica das linguagens de programação pois introduziu técnicas e opções inovadoras, tais como: atribuições, expressões aritméticas, adição dos tipos derivados(inteiros, real, arranjos), laços e repetição, dentre outras. Zuse criou vários algoritmos, dentre eles: algoritmos de ordenação, busca em grafos, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário